É a infecção adquirida após a internação do paciente, que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. A mudança do termo é para abranger não somente as infecções adquiridas no hospital mais todas aquleas relacionadas a procedimentos realizados em ambulatório, durante cuidados domiciliares e a infecção ocupacional adquirida por profissionais de saúde.
G CRITÉRIOS GERAIS ((Portaria nº 2616 / 1998):
- Quando se desconhecer o período de incubação do microrganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 hs após a admissão.
- São também convencionadas IH aquelas manifestadas antes de 72 hs da internação, quando associadas a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos, realizados durante este período.
- Quando, na mesma topografia em que foi diagnosticada infecção comunitária, for isolado um germe diferente,seguido do agravamento das condições clínicas do paciente, o caso deverá ser considerado como infecção hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário